A Escola Família Agrícola do Litoral Norte – EFALN, estará comemorando nesse domingo dia 23/08 10 anos de existência

Os resultados positivos da Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas, em       relação à formação e qualificação de jovens do campo como futuros protagonistas de um desenvolvimento       sustentável solidário das comunidades rurais motivou lavradores (as) da região do Litoral Norte da Bahia a lutar pela implantação de mais uma Escola Família Agrícola na região, tendo como finalidade promover uma educação de qualidade diferenciada no ensino médio com educação profissional em agropecuária, pela Pedagogia da Alternância buscando a promoção do desenvolvimento rural sustentável solidário através de uma educação diferenciada. Implementar uma formação cidadã integral e personalizada, em harmonia com o meio ambiente articulada com os valores humanos, ético-espirituais, técnico-científicos e artístico-culturais, centrada nas alternativas de geração de trabalho e renda familiar, visando garantir o futuro  e a permanência dos jovens no campo com qualidade. Eles encontraram na Pastoral Rural da Diocese de Alagoinhas e na ONG DISOP da Bélgica, parceiros importantes para alcançar este objetivo. Nas primeiras reuniões realizadas em 2004 se decidiu que a futura EFA deveria ser implantada entre os municípios de Esplanada e Rio Real, aproveitando o acesso pela BR 101 e abrangendo também os municípios vizinhos de Acajutiba, Conde, Entre Rios, Itapicuru e Jandaira. No dia 05 de junho de 2005 foi fundada a AMEFAL (Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola do Litoral Norte) com a presença de mais de 200 lavradores (as) da região. A diretoria eleita lutou pela aquisição do terreno o qual foi comprado pela prefeitura de Rio Real destinado à construção da EFA. A construção dos prédios foi iniciada no final de 2005 com a verba doada pelo DISOP  ONG belga e fundos arrecadados através de bingos e leilões organizados pela Associação como também com algumas doações de materiais feitas por algumas empresas (MARATÁ e DISFRUCAR) e lavradores da região.

As atividades letivas da EFALN – Escola Família Agrícola do Litoral Norte, teve início em 30 de abril 2007, com uma belíssima celebração na EFA feita por Padre José, Padre Ederaldo e Padre Brás, a participação dos 32 alunos, professores, monitores, pais de alunos, membros da Associação, e representantes das comunidades.

As turmas vêm se destacando e o trabalho da EFA também vem crescendo e despertando o interesse das comunidades trabalhadas, pois todos os anos a procura por vagas pelas comunidades é bastante satisfatória.As Escolas Famílias Agrícola – EFAs são escolas que atendem alunos oriundos de famílias que exercem atividades profissionais ligados ao setor agropecuário tirando o seu sustento da terra sendo a maioria composta por pequenos agricultores familiares. Pode-se afirmar que as EFAs são escolas educativas, que promovem o desenvolvimento social e sustentável do meio rural, por meio de um processo de formação de alternância dos alunos do campo, onde relaciona a teoria com a prática em sua metodologia, buscando a interação da escola com a família e consequentemente com a comunidade.

Mais de 60% dos ex alunos cursando faculdades, onde destes um passou em primeiro lugar na UFRB; 80% dos ex alunos já estão trabalhando, exercendo atividades dentro da área de formação, bem como mais de 70% dos egressos assumindo assistência técnica de forma voluntária nas suas comunidades.

EFALN atua em 35 comunidades e nove assentamentos nos municípios de Acajutiba, Conde, Entre Rio, Esplanada, Itapicuru, Jandaira e Rio Real, atendendo a 172 jovens onde 121 já concluíram o curso e os outros quarenta e três estão em fase de formação.  Dessa forma viemos apresentar a proposta de projeto de reforma da Granja Suína na qual servirá tanto para o consumo próprio, quanto para as aulas praticas com os alunos, bem como na contribuição da sustentabilidade da escola.

A EFA não se preocupa apenas em ensinar o filho do agricultor a ler e escrever, ela contribui e proporciona ao jovem uma formação global integral diferenciada permitindo- lhes questionar, refletir e agir sobre a sua realidade local, buscando uma melhor qualidade de vida digna no campo.

EFLAN