Os projetos estruturantes artístico-culturais compõem estratégias e iniciativas educativas, no bojo das políticas públicas para juventude estudantil, que propõem a produção de obras artísticas e literárias, dentro do planejamento escolar. Através das variadas linguagens, trabalhadas de forma transversal no espaço da sala de aula, esses projetos visam à construção de um currículo dinâmico e interativo, numa perspectiva multicultural e pós-critico.
Este ano a Etapa Regional homenageia Raul Seixa com o tema As múltiplas metamorfoses do mosaico cultural, constituindo-se em espaços formativos e propondo pontos de interlocução entre os estudantes e os espaços escolares e seus entornos culturais.
Nosso Objetivo é promover espaços de diálogo e compartilhamento das produções estudantis nas variadas linguagens artísticas, explorando o potencial educativo e de interlocução entre alunos, professores, gestores coordenadores e demais atores da comunidade artística.
Abrindo diálogos e reunindo as obras artísticas e literárias, produzidas pelos estudantes sob orientação de seus professores, este ano realiza-se a 8ª edição do FACE (Festival Anual da Canção Estudantil), 7ª edição do TAL (Tempos de Arte Literária), 8ª edição do AVE (Artes Visuais Estudantis), 4ª edição do PROVE (Produções de Vídeos Estudantis) e 4ª edição do EPA (Educação Patrimonial Estudantil), a 1ª edição do DANCE, a 1ª edição do ENCANTE.
A culminância da etapa regional dos projetos em destaque, promovida pelo Núcleo Regional da Educação – NRE 18 acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro corrente, no Centro de Cultura de Alagoinhas.
Os estudantes participantes são alunos das modalidades de Educação Básica (6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série à 3ª Série do Ensino Médio) e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ensino Normal e Tecnológico) inscritos nos projetos, de acordo com as orientações e os critérios de cada linguagem trabalhada.