Estudantes em Inhambupe participam de ações pela conservação do Meio Ambiente

15182366_1211527142259472_1433294696_o

O Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, localizado em Inhambupe, está promovendo a 1ª Semana de Diálogos Interdisciplinares – Construindo Saberes Múltiplos. A atividade, iniciada na quarta-feira (23), segue até esta sexta-feira (23), com palestras, seminários e mesas-redondas mediadas por professores e especialistas convidados de diferentes áreas do conhecimento que têm como foco a sustentabilidade socioambiental.

Durante os três dias de atividades, estão sendo abordados os seguintes temas: Eco sustentabilidade, Conhecimentos Múltiplos e Sociedade Colaborativa. “A cada dia trabalharemos um tema. Pela manhã, serão realizadas palestra e mesa-redonda e à tarde, os estudantes apresentam os seminários e experimentos feitos a partir de pesquisas. Como hoje trabalhamos com Eco sustentabilidade, os professores e os convidados discutiram sobre meio ambiente, reciclagem e agricultura”, conta Francisco Oliveira, diretor da unidade escolar.

O estudante Jadson de Santana Santos, 17, 1º ano, diz que ficou sensibilizado com o bate-papo sobre a conservação do meio ambiente. “Precisamos criar a cultura de conservação do ambiente. O planeta precisa dos nossos cuidados. A água está acabando e as pessoas não se conscientizam disso, continuam desperdiçando. Lembrei do Rio Inhambupe, que tem na cidade, totalmente poluído pela grande quantidade de esgoto e produtos tóxicos”.

Já Maria Jaíres Dias de Oliveira, 16, estudante do 2º ano, apresentou o projeto de reutilização da água da chuva. “Apresentamos para nossos colegas um sistema de captação e as várias formas de uso da água da chuva. O sistema é simples: através da calha é só coletar a água da chuva em um recipiente, utilizando uma peneira. Em seguida, é só utilizar para irrigação das plantas, lavagem de carro, de banheiro e de calçadas, mas é importante salientar que por ser proveniente da chuva, a água captada não é considerada potável, portanto, não é adequada para consumo”, explica.